Workshop

Raúl Maia e Thomas Steyaert

[A​ústria / Portugal​]

Non-representational Physical Communication

© Maia/Steyaert

Todos os trabalhos de Raúl Maia e Thomas Steyaert têm origem na prática artística à qual chamam “comunicação física não representativa”. Esta prática propõe a ideia de que é possível comunicar entre intérpretes, utilizando o corpo sem recorrer a símbolos ou gestos reconhecíveis. Este curto workshop propõe aos participantes a possibilidade de experienciar esta prática num ambiente performativo.

Inscrições

Nota: O workshop será dirigido em português/ inglês.

Raúl Maia e Thomas Steyaert

Raúl Maia é um criador Português, foi residente na Áustria durante 12 anos e está recentemente de regresso a Portugal. O seu trabalho tem como base a criação e prática de “sistemas de comunicação física” entre intérpretes e a sua consequente reformulação na forma de um objeto artístico. A sua atividade artística divide-se entre as suas próprias criações, a colaboração artística com o artista Belga Thomas Steyaert e o trabalho como intérprete. O seu trabalho foi mostrado em vários Teatros e festivais como ImpulsTanz(at), Xplore dance Festival(ro), Potsdam Tanzfabrik(de), Idans Istanbul(tur), Tanzquartier (at), WUK(at) e Brut(at) entre outros. Como intérprete destaca a sua colaboração com última vez/ Wim Vandekeybus, Anna MacRae, Tino Sehgal, Sofia Dias e Vitor Roriz, Fanni Futterknecht, Mike O’Connor , e Paul Wenninger.

Thomas Steyaert é criador Belga ativo nas artes visuais e nas artes performativas a viver em Sarajevo na Bósnia. Colaborou com a Ultima Vez/Wim Vandekeybus, KVS (Teatro Real da Flandres), East West Theater Company/Haris Pasovic (BIH), Cirk La Putyka/Rosta Novak (CZ), BNP Zenica (Teatro Nacional da Bósnia, Zenica – BIH) e CHVE, lider da banda Belga de sludge-metal Amenra. Em colaboração com o artista Raúl Maia, desenvolve um projeto de longo termo que explora a prática artistica à qual chamam “comunicação física não representativa”. Dentro deste mesmo contexto Thomas desenvolve o seu trabalho individual, tendo criado trabalhos em vários países europeus assim como fora da Europa. Recentemente, fundou o coletivo “moving island” que reúne artistas sediados em Sarajevo (BIH) e que se dedica à criação artística com uma dimensão social. Dedica-se também ao ensino, à pintura, e a criação de arte sonora.

9 Mar 14:00

10 Mar 14:00

Eira / Teatro da Voz

9 e 10 Mar > 14h a 17h

Público alvo Estudantes e bailarinos profissionais
Limite de inscrições Vagas limitadas
Preço único 15€ - aceita apenas dinheiro

A pagar no primeiro dia de workshop; pede-se que cheguem 30 minutos antes do início do mesmo.

Inscrições a partir do formulário disponível abaixo - até 28 de Fevereiro.